suco de laranja

Sobre o case

Cooperativa produtora de sucos investiu R$ 30 milhões em fábrica própria para multiplicar o faturamento

Ficha Técnica

  • Nome da cooperativa: Coagrosol – Cooperativa dos Agropecuaristas Solidários de Itápolis
  • Ramo: Agropecuária
  • Produto: Sucos e polpas de laranja, manga, limão e goiaba
  • Localização: Itápolis (SP)
  • Breve histórico: Fundada em 2000 a partir da percepção de uma demanda crescente. Após visita de compradores europeus interessados em firmar contrato com fornecedores de suco fairtrade, 35 produtores se juntaram e fundaram a Coagrosol.
  • Resumo: A Coagrosol é uma cooperativa de exportação de sucos e polpas. Desde seu início, no ano de 2000, os fundadores da cooperativa decidiram adequar sua produção às exigências europeias e passaram a produzir suco certificado. Em 2019, a Coagrosol inaugurou sua fábrica própria.

Contexto

A tendência de consumo de sucos de fruta natural que surgia na Europa no início do século XXI desembarcou em Itápolis, no interior do Estado de São Paulo. Foi nessa cidade que, no ano de 2000, 35 produtores rurais tomaram a iniciativa de se juntar para adequar sua produção às exigências europeias e passar a produzir suco certificado.

Dessa forma, em abril de 2000, nasceu a Coagrosol, cuja primeira exportação de suco de laranja se deu em setembro daquele ano. Com as portas abertas na Europa, a cooperativa diversificou a produção para além da laranja e fez, em 2002, a primeira exportação de limão in natura para a Holanda.

Em seguida, foi a vez da manga, que veio acompanhada da profissionalização do time da cooperativa com foco em firmar a presença no mercado internacional.

Já em 2005, a Coagrosol passou a contar com uma sede própria e viu seu time de colaboradores crescer de cerca de 40 pessoas para 120. Em 2014 o mercado interno passou a ser atendido por uma família composta por cinco sucos naturais.

Neste processo, em 2015, a cooperativa atingiu o faturamento recorde de R$ 25 milhões, com atuação também em assistência técnica ao cooperado e financiamento para a compra de insumos. Em 2019, a cooperativa inaugurou sua fábrica própria para aumentar sua produção e oferecer melhores condições aos cooperados.

Desafios

A cooperativa trabalha para explorar ao máximo a capacidade da nova fábrica. Isso significa ocupar os espaços existentes nos mercados em que a cooperativa já atua.

A Coagrosol entende haver oportunidades relacionadas ao aumento das exigências dos mercados externos. Com isso, alguns players podem sair e deixar ainda mais espaço para a atuação da cooperativa, que já está preparada para elevados padrões de qualidade.

Além disso, como o consumo de suco natural tem crescido no Brasil, a cooperativa enxerga o desafio de desenvolver atuação no mercado interno.

Soluções

Além de a fábrica ter sido concebida para acomodar ampliações da produção nos próximos anos, ela já está totalmente adequada às exigências dos consumidores. Isso proporciona muito mais flexibilidade para a cooperativa atender a mercados cada vez mais exigentes.

Afinal as instalações de terceiros nem sempre estão preparadas para atender a determinadas exigências de clientes no que diz respeito a especificações de produtos ou certificações necessárias.

Dessa maneira, a fábrica da Coagrosol em Itápolis foi projetada para atender as principais certificações mundiais de segurança alimentar e para ser operada a partir das melhores práticas de produção.

Desenvolvimento

A atuação da Coagrosol sempre foi com exportação de suco certificado nas metodologias FairTrade e Green Forest. Ou seja, de comércio justo e produção sustentável, respectivamente. Foi dessa maneira que a cooperativa conseguiu penetrar no mercado europeu e se consolidar como fornecedora de suco natural de frutas.

De acordo com o conselheiro vogal da cooperativa, Reginaldo Vicentim, trata-se de um mercado com exigências específicas por qualidade superior, garantia de origem e rastreabilidade da produção. Com o tempo, a Coagrosol se especializou na produção, com base nos critérios europeus, de sucos e derivados de quatro frutas: laranja, limão, goiaba e manga.

Tanto que 90% da produção tem como destino o mercado externo, principalmente a Europa, mas também Israel, China, Rússia e Estados Unidos.

A planta opera com frutas – limão, laranja, manga e goiaba e consegue dar origem a mais de 20 produtos. Além do suco, a Coagrosol extrai o óleo da casca das frutas e processa os bagaços, permitindo a ampliação no portfólio de produtos ofertados ao mercado.

O parque fabril da Coagrosol tem, ao todo, 10 mil m², sendo 5 mil m² de prédios. Trata-se, portanto, de um projeto que visa a atender a demandas futuras.

Resultados

Com base na estratégia de processamento das frutas em fábricas de terceiros, a cooperativa chegou a 200 cooperados e essa realidade perdurou até 2019, quando a cooperativa inaugurou sua fábrica própria. Com investimentos de R$ 30 milhões, o desenvolvimento da planta de produção levou três anos.

Agora, a expectativa é de que as novas instalações contribuam para o atingimento da meta de fazer o faturamento anual mais do que dobrar. Além disso, a nova fábrica contribui para a geração de empregos diretos e indiretos.

Desde a fundação até 2019, a cooperativa sempre fez o processamento das frutas em fábricas de terceiros. Após providenciar a própria capacidade industrial, contudo, a Coagrosol conseguiu potencializar o seu faturamento.

A exportação da produção da cooperativa é feita por meio de dois modelos. Há a atuação tanto de parceiros que importam e fazem a distribuição na Europa, e também são realizadas vendas diretas para clientes.

Aprendizados

  • Investimentos que potencializam o domínio da produção fortalecem os negócios.
  • Mesmo quando o potencial de exportação é alto, o mercado interno pode apresentar oportunidades importantes.
  • O desenvolvimento é aliado do planejamento a médio e longo prazo.
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